Projeto Rapunzel: O certo e o errado na hora de cuidar dos fios

erros e acertos na hora de cuidar do cabelo

 Ter cabelo longo é um sonho que, por mais que pareça distante, não é tão difícil assim. O maior problema não é comprar longas listas de produtos para fazer o cronograma capilar e sim mudar pequenos hábitos rotineiros que destroem nossos fios aos poucos. Pode parecer bobagem mas seu cabelo pode não estar crescendo porque esses hábitos podem estar quebrando a ponta de seus cabelos ou os deixando com frizz e como já disse aqui várias vezes, cabelo danificado não cresce

 Então hoje vamos quebrar esses hábitos e aprender a cuidar das nossas lindas madeixas? Pega um lápis para anotar tudo e conta ai quantas coisas você fazia da maneira errada, aposto que vai se surpreender. 

 Lavar os cabelos 


Aplicar Shampoo nas pontas: Meu cabelo vivia quebrado e eu juro que não sabia o porque, tinha mania de aplicar shampoo em todo o comprimento do cabelo e isso deixava meu cabelo parecendo uma palha. O shampoo abre a cutícula dos fios e aplicar ele nas pontas pode fazer as pontas quebrarem.

Aplicar Shampoo na raiz: Aplicando o shampoo na raiz, na hora do enxague ele vai escorrer para o comprimento do cabelo e isso já é o necessário para limpar e abrir a cutícula das pontas a quantidade certa.

Aplicar a mascara depois do condicionador: Se o shampoo abre as cutículas do fio e o condicionador fecha, do que adianta passar a mascara depois do condicionador ? As cutículas vão estar fechadas e sua hidratação vai para o ralo junto com a água, e haja dinheiro para ficar gastando mascara atoa né. O certo é a mascara antes do condicionador.

Aplicar condicionador na raiz: Aplicar condicionador no couro cabeludo vai estimular a oleosidade, para quem já tem cabelo oleoso ela pode aumentar ainda mais. 

Aplicar condicionador no comprimento: Nunca deixe o condicionador encostar na raiz do seu cabelo. Passe por todo o comprimento, dando uma atenção especial nas pontas e sempre com movimentos de enluvar os fios, isso vai faz não só o condicionador, mas qualquer creme aderir ainda mais aos fios.

Água quente nos fios: Nunca faça isso por favor, a água quente não é um estrago só para o cabelo mas para a pele também. O vapor faz o cabelo ressecar demais, o certo é lavar em água morna ou fria, dando preferencia sempre para a água fria. 

Secar os cabelos


Secar o cabelo sacudindo e esfregando a toalha nos fios: Se fizer isso o seu resultado será pontas duplas e frizz, sem falar que dependendo da força que aplicar poderá quebrar os fios.

Secar o cabelo apertando a toalha em volta dos fios: O certo é enrolar o cabelo e ir apertando levemente para que a toalha sugue a água nos fios, mas é importante que faça isso sem torcer a toalha e os fios.

Secar com o jato quente do secador: A logica é a mesma de lavar com água quente, só que ainda pior. O vapor do secador é muito mais quente do que o do chuveiro então a chance de quebrar é ainda maior.

Secar com o jato frio do secador: Se não puder esperar secar naturalmente, prefira utilizar o jato frio do secador, sempre mantendo uma distancia considerável dos fios, jamais em contato direto. Mas a melhor opção sempre é esperar secar naturalmente. 

Cuidando dos produtos para cabelo


Deixar no banheiro: A umidade dali pode fazer o seu lindo dinheirinho gasto naquela mascara que você tanto queria ser desperdiçado. 

Deixar em local fresco, longe do acalce de crianças e do sol: Sempre prefira manter seus produtos para cabelo em um local levemente fresco e longe do sol, o calor pode alterar um pouco o produto. E é claro que é sempre recomendável deixar longe das crianças, principalmente as pequenas, além do perigo delas ingerirem, elas podem colocar algo lá que estrague os componentes do produto.  

Retirar o creme do pote com as mãos: Nunca faça isso, nossa mão, principalmente nossas unhas, são uma colonia de bactérias que entrando em contato com os fios podem fazer o creme oxidar e estragar.

Retirar o creme com uma espatula: O certo é retirar o creme com uma espatula, nunca com objetos de metal, sempre de plástico. Na hora de usar retire com uma espatula ou colher de plastico, coloque em algum recipiente também de plástico, prepare como o de costume e leve para o banheiro.

Na hora de dormir


Dormir com o cabelo molhado: Isso foi uma coisa que aprendi quando era criança, tinha muita mania de dormir com os cabelos molhados e isso me prejudicou muito. Além de quebrar muito os fios, o couro cabeludo se transforma em um habitar quente e úmido, o que faz com que a proliferação de fungos aconteça. O certo é que o cabelo esteja totalmente seco antes de dormir.

Dormir com o cabelo preso: Na correria do dia a dia penteados como rabo de cavalo e coques salvam a nossa vida, agora imagina depois de longas horas com o cabelo preso, soltar e logo prender de novo para dormir. O cabelo precisa respirar, sem falar que o atrito dos fios presos no travesseiro faz com que eles quebrem. 

Dormir com os fios soltos:  Penteie os fios levemente, desembaraçando qualquer nó que possa existir ali. Esse é o momento perfeito para diversos tratamentos. Que tal investir em uma umectação ou em algum tônico? Vai te poupar um tempo daqueles, mas sempre com o cabelo solto.

Na hora de pentear


Pentear com os fios molhados: Quando molhado o nosso cabelo fica mais frágil e o atrito causado pelo pente garante quebra dos fios na certa. Espere o cabelo secar antes de pentear. 

Pentear da raiz para as pontas: Se pentearmos o cabelo da raiz para as pontas o pente pode ficar preso em algum nó que esteja embaraçando nosso cabelo, assim teremos que aplicar mais força para conseguir desfazer o nó, arrancando alguns fios nesse processo.

Pentear das pontas para a raiz: Assim nós desembaraçamos com mais facilidade, evitando a quebra quase totalmente. Também é recomendável que os pentes e escovas escolhidos sejam de dentes largos e espaçosos.

Prender com muita força: Se seu cabelo estiver muito danificado, um elástico muito forte vai fazer os fios quebrarem com uma facilidade absurda. Dê sempre preferencia para deixar os elásticos mais frouxos.  

 Viram como pequenos momentos do dia a dia podem estragar horas gastas cuidando dos fios? Antes de começar qualquer coisa, precisamos nos reeducar para com os nossos cabelos, cabelos tratados com amor e carinho crescem fortes e saudáveis.
 Espero que tenham gostado das minhas dicas, não se esqueçam de deixar um cometário antes de sair do blog e curtir nossa página no Facebook que está aqui na nossa barra lateral.
 Beijos.

Um comentário:

  1. Dicas maravilhosas e verdadeiras,muié!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir