Aprendendo a gostar de literatura clássica


  Por mais estranho que pareça, eu tenho uma mania de que quanto mais velho for o livro mais interessada por ele eu fico.  Principalmente se for um clássico <3
 Além de serem uma ótima leitura, os clássicos são uma ótima pedida para melhorar o vocabulário e a maioria deles também são presença confirmada em vários vestibulares ao redor do país.
 Infelizmente ler esse tipo de livro requer uma certa pratica, por serem de outra época sua leitura acaba sendo um pouco complicada para quem não tem uma certa prática. Mas a prática só é adquirida com tentativas não é mesmo ? Por isso hoje eu trouxe a dica de alguns livros que foram os que me levaram para o mundo dos grandes clássicos.


O Morro dos Ventos Uivantes 


 Esse foi o primeiro clássico que eu li. Ele tem uma atmosfera mais "escura" sabe,não espere aquele romancezinho água com açúcar onde os personagens ficam juntos no final. O "mocinho" do livro pode muito bem ser considerado um psicopata sem nenhum traço de emoção, a nossa "mocinha" é uma mulher egoísta que desiste do seu verdadeiro amor para se casar com alguém que poderia lhe dar melhores condições financeiras. E os personagens ao redor também não são lá grandes coisas, vemos exemplos das maiores falhas de caráter possíveis, inclusive de preconceito racial. É uma ótima pedida para você começar (tirando da mente aquele clichê de romance adolescente).


Orgulho e Preconceito 


 Ah Jane Austen <3
 Sou meio suspeita para falar porque eu tenho um amor pela obra dessa mulher que é uma coisa de louco. E não sou só eu não viu, todos os livros dela são extremamente aclamados pela critica e apesar de já terem mais de duzentos anos as obras dela ainda são leitura obrigatória para qualquer um que quer conhecer os clássicos, principalmente os clássicos da língua inglesa.
 Falando especificamente de Orgulho e Preconceito, temos talvez uma das primeiras personagens feministas da historia, Elizabeth Bennet está totalmente convicta de que só se casará por amor (o que é uma realidade praticamente inexistente pra época), o que é um grande problema para uma família com cinco filhas mulheres que estava precisando de dinheiro, a única saída era o casamento. Quando um novo solteiro chega na cidade, Lizzie logo se sente intrigada a respeito de seu melhor amigo o Sr. Darcy. Vendo que, as primeiras vistas, Darcy era um homem egoísta e manipulador, Lizzie teve certeza que esse era o último homem da face da terra que ela poderia pensar em se casar. Será ?


Persuasão


 Outra obra prima de Jane, porém esse é mais melancólico e um pouco mais dramático.
 Anne é de uma familia nobre. Seu pai, um homem totalmente superficial e egocêntrico, jamais deixaria uma de suas filhas se casar com "qualquer um" fazendo assim uma ligação mal vista perante a sociedade.
Porém Anne se apaixona por um jovem sem muitas posses e talvez nenhuma perspectiva de futuro. Um escândalo já se era totalmente esperado e para evitar tal coisa uma amiga da família entra na história e Anne é persuadida a abandonar seu grande amor.
 De coração partido esse jovem parte para não ser obrigado a ver Anne e conviver com essa dor. O que não era esperado é que com o passar dos anos esse jovem se torna o Capitão Wentworth da marinha britânica, chegando a ser talvez até mais rico que a família de Anne. E nossa mocinha que nunca deixou de ama-lo é obrigada a vê-lo de volta as redondezas totalmente frio a sua presença e procurando uma esposa. Grande será a dor de Anne ao descobrir que talvez, essa esposa seja justo sua adorada amiga e vizinha.

 As imagens acima são de algumas adaptações cinematográficas desses livros (olha a dica de filminho pro final de semana <3). Espero que gostem das dicas e se sintam incentivados a entrar no mundo dos clássicos. 

Um comentário:

  1. Hello ! This is not spam! But just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
    Register in comments: blog name; blog address; and country
    All entries will receive awards for your blog
    cordially
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    Olá! Isto não é spam! Mas só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
    Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
    Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
    cordialmente
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderExcluir